segunda-feira, 31 de março de 2008

Crianças do século XXI



Há alguns dias atrás estou atenta ao comportamento das crianças desta nova geração e mesmo não sendo tão vivida assim, percebo muitas diferenças. Infelizmente a maioria delas não é lá muito positiva.
Conversando com uma garotinha chamada, Thais, sete anos, perguntei a ela do que ela costumava brincar com suas amigas e como era sua relação com os colegas no colégio.
Surpreendi-me com a reposta. "O que eu mais gosto é de jogar Nintendo Wii com meu irmão mais velho e as minhas colegas da escola, eu tenho todas elas no Orkut e no Messenger.

Perguntei-a, mas você não brinca de boneca, casinha, não joga bola?
"Não é muito difícil, como eu moro em apartamento não tem espaço e minha mãe fica preocupada de me deixar brincar no prédio.

Reparei também no seu vasto e atual repertório musical, a garotinha com apenas sete anos, sabia de cor e salteado os mais novos funks e a única coisa "melhor" que podia escuta- La cantar era as músicas da novela mexicana "Rebeldes".

Todas estas informações me fizeram relembrar os desenhos que eu assistia junto com minha irmã. Nossas brincadeiras eram inocentes, como acredito que deva ser uma criança. Recordei as tardes que brincávamos com outras de crianças de casinha, cobra cega, ciranda, desfile de roupas da mamãe e outras tantas brincadeiras que nos faziam interagir com outras crianças e não com os aparelhos eletrônicos.

Pergunto-me, como estas crianças vão agir diante de uma discussão, como por exemplo, a que minha colega de grupo Gleyce citou em seu texto?
Difícil imaginar que uma geração que passa horas em sites de relacionamento e brinca com jogos eletrônicos a maios parte do tempo, conseguirá se relacionar com as pessoas na vida, se em sua infância não tem oportunidade de aprender a expressar e controlar suas reações e sentimentos no relacionamento com outras crianças.

Maysa Figueiredo

5 comentários:

Carlos Gomes disse...

Muito boa a sua observação Maysa. Realmente as crianças de hoje em dia parece que crescem mais rápido do que o normal. Uma criança de 6 anos, tem uma mentalidade de uma de 12 anos, é complicado isso, ela pula algumas etapas,como todas essas que você sitou. Os pais tem que estar muito atentos a esse problema,criança não deve saber e nem se interessar por alguns assuntos. Bjs.

Unknown disse...

Concordo com o Carlos.

Além da mentalidade dessas crianças ser mais evoluída para sua idade, notamos que até seu metabolismo é alterado e, na minha opinião, essa questão exposta em seu post, Maysa, tem uma participação significativa, pois essas crianças evoluem antes do tempo e pulam algumas fases de sua infância.
Pelo o que ouço hoje em dia, as meninas tem menstruado mais cedo do que antigamente. Acho que tudo isso tem uma ligação.

E como já dizia nosso querido Chico Science: "A Engenharia cai sobre as pedras, e o Curupira já têm seu tênis importado..."

Camila Silveira, Emerson Viana, Gleyce da Silva, Jeniffer Villapando, Lucas Cardoso, Maysa Figueiredo e Natália Oliveira disse...

É o resultado da evolução!
É triste pensar assim, mas a tendência é piorar.
Diante dessas situações e de outras tantas mais, me pergunto se realmente tudo isso nos tem feito bem!
Crianças agindo como adultos
Pessoas cada vez mais isoladas em suas tocas


Bom, enfim...

Márcio disse...

Eu pergunto: como nós vamos interagir daqui parta frente em nossas relações interpessoais?
São só as crianças? isto é uim ou saudosismo de nossa parte?

Márcio Rodrigo

Márcio disse...

Por que pararam de postar?
Está intressante e a caminho...

Mais imagens, que tal?

Márcio Rodrigo