sábado, 29 de março de 2008

Desperdício: A “imagem” do século XXI








Não sei como começar essas mal traçadas linhas. Penso comigo: por quê não começar do agora, do presente? Afinal, ainda está fresco na minha cabeça. Posso discorrer com mais facilidade, tirando que é uma situação que se encaixa “como uma luva” no tema ao qual me pré-disponho a falar.

Meus minutos anteriores expressam perfeitamente a quantas andam as pessoas neste começo de século XXI. Estou aqui com febre, uns 37,8º. Durante a última noite estive bem pior, minha febre atingiu o pico de 38,8°. Não, não quero dizer que o mundo atual está febril, mas evidencio que qualquer pessoa normal estaria repousando neste exato momento. Foi o que fiz, mas como a maioria também sempre faz, não a ponto de ficar bom.

Isto mesmo. Em vez de estar deitado esperando que os remédios fizessem efeito por completo, não resisti a uma pequena visita ao messenger (MSN) para saber quem estava on-line e também a responder alguns recados no orkut, os tão conhecidos “scraps”. Depois de pouco mais de uma hora fazendo isso, sinto que nada de novo foi-me acrescentado. Preciosos minutos da minha vida se perderam e o vazio costumeiro apenas cresceu dentro de mim.

Tenho plena certeza que isso não acontece apenas comigo. Nessa era tecnológica, as pessoas geralmente dedicam atenção e tempo a coisas sem importância. O famoso peso na consciência vem logo depois e nos deixam piores.

No meu caso, por exemplo, será que esse tempo perdido não poderia ser revertido em uma melhora se eu estivesse em repouso? Continuo doente e meu vazio aumentou. Esse é meu saldo diante de tudo isso.

Pior que analisar o saldo, é saber que a teoria é sabida, mas não colocada em prática. Os mesmos erros são cometidos e os mesmos arrependimentos nos seguem.

Apenas tendo por base esse pequeno contexto, já tenho base suficiente para afirmar que o século XXI é o século do desperdício. Desperdício de tempo, desperdício de momentos, desperdício de vida.

Também podemos citar aqueles desperdícios que não são abstratos. Entre os desperdícios palpáveis, temos o desperdício da água, desperdício de alimento e de tantos outros bens de consumo.

Posso estar redondamente enganado, mas não volto atrás em nenhuma palavra. Após o vazio sentido, felizmente consigo dar um sorriso. Apenas o fato de pensar e refletir sobre tudo isso já é uma ótima forma de aproveitar meu tempo. Continuo com meu corpo extremamente dolorido devido à febre, mas, pelo menos agora, consigo sentir minha mente um pouco mais saudável. Acabei de exercitar meu mundo inteligível, algo que temos feito pouco hoje em dia.

2 comentários:

Carlos Gomes disse...

Nossa até quando o ser humano vai ficar inventando uma desculpa para tudo que ocorre de errado. Tudo na vida é devido a atos que tomamos, à tecnologia é um ser inanimado, tão tem pensamentos maléficos. Nós é que transformamos tudo ao nosso redor. Meu amigo Émerson será que você não sentiu esse "vazio" porque não conseguiu conversar com quem queria realmente? Veja pelo lado bom...pelo menos no MSN você não transmitiu nenhum vírus de sua febre para as outras pessoas...não é?Abrçs.

Camila Silveira, Emerson Viana, Gleyce da Silva, Jeniffer Villapando, Lucas Cardoso, Maysa Figueiredo e Natália Oliveira disse...

Uauuuu!
Adorei e concordo!
Beijos
Naty