domingo, 30 de março de 2008

Século XXI: um início conturbado

O filme “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, de Marcelo Masagão, sintetiza o século XX em imagens. Por meio de personalidades históricas, artistas e meros desconhecidos, o filme-memória, de 1999, nos faz refletir sobre os estigmas da sociedade moderna. Guerras, consumismo, loucura, transições culturais: nada escapou aos olhos do diretor.

Mas quais poderiam ser as imagens marcantes deste início de século XXI? Difícil dizer, já que a produção em massa de informações e valores é cada vez maior na era digital. Algumas, porém, refletiram compulsoriamente na maior parte da população mundial.


11 de Setembro: ataque às Torres Gêmeas


Em 2001, a tragédia foi transmitida em tempo real. Eu, por exemplo, assisti às imagens no cursinho. Ao vivo, acompanhei o segundo avião atingir a outra torre do World Trade Center, em Nova Iorque. Saldo: além da destruição e dos milhares de mortos, os EUA, maior potência do planeta, mostraram ao mundo sua fragilidade. Foi o início da Guerra - primeiro no Afeganistão, depois no Iraque. O 11 de setembro ainda persiste como criador de imagens.


Zidane 'perde' a cabeça

Alemanha, 2006, final da Copa do Mundo entre Itália e França. Cômico ou trágico? Há quem arrisque dizer que foi tragicômico. O francês Zidane deu uma cabeçada no zagueiro italiano Materazzi. Expulso, um dos maiores jogadores da França viu sua seleção ser derrotada dos vestiários. Um momento de loucura no esporte mais popular do mundo, o que nos remete a um momento de insanidade.

Tsunami, em 2004, na Indonésia

Se ao final deste século alguém desejar fazer o mesmo que Masagão, não irá deixar de lado as imposições da Mãe Natureza. Derretimento dos pólos, tsunamis e furacões. O homem desregulou o globo. A ganância do século XX, que torcemos para que não se prolongue ao longo dos próximos 93 anos, gerou fortunas; e desgraças.

Jeniffer Villapando





2 comentários:

Carlos Gomes disse...

Olá minha amiga Jeniffer. Bacana as imagens que você escolheu, realmente são marcantes e estarrecedoras. Bj.

Unknown disse...

Gostei principalmente da imagem do tsunami. Parabéns pela escolha Jeniffer. Realmente foi interessante ver que apesar da imnsa tecnologia de que o homem dispõe ainda não conseguiu domar a natureza!